Sobre Projetos


O que é um Estudo Preliminar?
Constitui a configuração inicial da solução arquitetônica proposta para a edificação (rascunhos, croquis e plantas preliminares), que representam graficamente as primeiras soluções obtidas considerando as exigências contidas no relatório de levantamento de dados elaborado com os dados do programa de necessidades.


O que é Anteprojeto?
É o resultado final da solução arquitetônica proposta para a obra, considerando as exigência das etapas anteriores devidamente aprovados pelo cliente. Constituem-se de um conjunto de desenhos que representam com mais clareza e personalidade a volumetria, o dimensionamento dos ambientes e os detalhes funcionais. A partir desta etapa é que devem ser iniciadas as atividades dos projetos complementares (estrutura, elétrica, hidráulica) dos outros profissionais.

O que é Projeto Legal ou Projeto de Prefeitura?
Constitui a configuração técnica-jurídica da solução arquitetônica proposta para a obra, desenvolvida posteriormente ao Anteprojeto, considerando as exigências contidas no Programa de Necessidades, no Estudo Preliminar, a no Anteprojeto. O material gráfico produzido nesta fase deve atender aos requisitos legais a as normas técnicas de apresentação e representação gráfica emanadas pelos órgãos públicos (tais como prefeituras e outros) e deverá incorporar as exigências e limitações oriundas das normas legais específicas relativas à segurança da edificação, as taxas de ocupação do solo, coeficientes de aproveitamento, recuos e etc.