Organização da Adega Residencial
Muitas pessoas são aficcionadas por adegas, e para montar e organizar devem idealizar e fazer um bom planejamento e escolha do lugar adequado. Para acondicionar as bebidas com seu gosto pessoal, muitas vezes leva-se anos... principalmente pela escolha criteriosa dos vinhos.
Como montar e organizar uma adega:

- A dimensão para a quantidade de garrafas deve ser maior do que inicialmente prevista.
- Comece sua adega com poucos exemplares, mas da melhor qualidade possível. Conforme aumentarem os seus conhecimentos, vá ampliando também a sua adega.
- Escolha o lugar mais fresco da casa ou do apartamento (face sul) onde for mais arejado, pois é necessário que o ar circule em toda a adega.
- Verifique se é um lugar mais úmido e livre de mofos. Caso a umidade seja baixa espalhe areia no chão e borrife água.
- Bloqueie janelas de luz natural. Prefira locais mais escuros que não recebam os raios de sol, caso isto ocorra você deve revestir as paredes.
- Instale uma iluminação que permita a leitura de rótulos, mas que garanta a escuridão para o vinho na maior parte do seu tempo.
- Deixe espaço para caixas e projete prateleiras para diferentes tamanhos de garrafas.
- Guarde as garrafas na posição horizontal, para que o vinho permaneça em contato com a rolha numa atmosfera seca e com as garrafas em pé.
- Quando as garrafas são armazenadas na vertical, as rolhas acabam ficando secas e perdem sua elasticidade, permitindo o indesejável contato direto do vinho com o oxigênio do ar, o que provoca a oxidação do vinho.
- Ao comprar um vinho evite servi-lo imediatamente, deixe-o descansar pelo menos uma semana.
- Procure sempre ter uma boa variedade de vinhos espumantes, brancos e tintos, de acordo com o seu gosto pessoal.
- Escolha os vinhos de boas regiões, preferindo dos melhores produtores, e peça conselhos a amigos enófilos ou gourmet.
- A forma mais prática de armazenagem é a que ocupa o menor espaço e permite que as garrafas sejam manuseadas com facilidade e tenham livre circulação de ar.
- Para melhor localizar os vinhos na adega, use fichas manuscritas ou feitas em programas de computador e coloque-as no pescoço das garrafas.
- Mantenha um Diário de Adega em livro ou computador, com registros que permitam que você saiba com exatidão o que existe na sua coleção.
- Quando há retiradas de bebidas, sobram espaços vazios, sendo assim reorganize a reposição de forma aleatória para não interferir em seu repouso necessário, ao invés de colocá-las próximas.
- Não empilhe caixas diretamente do chão, pois podem ser afetadas por frio, umidade ou vibrações.
- Construa estantes adequadas, considerando o peso, uma caixa com doze garrafas pesa no mínimo 16 kg.
- Para uma coleção, organize em estantes especializadas e colmeias para 24 garrafas.
- Considere o uso de estantes para cantos, individuais, para caixas e para garrafas de formatos incomuns.

|
Nenhum comentário:
Postar um comentário