segunda-feira, 9 de julho de 2012

Arquitetura Sustentável

"O termo sustentabilidade vem ganhando força e se tornando um termo popular em todas as áreas. Na construção cívil não é diferente: tanto no âmbito de projetos como nas atividades de construção (obras, resíduos e materiais), a sustentabilidade vem se intensificando com a demanda cada vez maior de certificações e selos sustentáveis (LEED®, AQUA®, BREEAM®, etc.).
Hoje. o foco da sustentabilidade nos projetos na área da construção — que tem como princípio básico a redução do impacto ambiental gerado pela busca cada vez maior de fontes de energia — se concentra na viabilidade de concepções que resultem em projetos eficientes.
A arquitetura sustentável visa uma melhor utilização dos recursos naturais, por esse motivo se evitam uma série de desperdícios. Principalmente em relação à água e a energia elétrica, visando um melhor aproveitamento de ambos, como por exemplo: aproveitar a água da chuva e utilizar energia solar são algumas medidas utilizadas nesses tipos de projetos.
O uso de mais janelas para evitar o uso de energia elétrica, também é bastante usual na arquitetura sustentável, bem como escolha de lâmpadas mais econômicas (as lâmpadas fluorescentes) no lugar das lâmpadas usuais. Também num projeto sustentável é preferível uma ventilação mais natural nos ambientes (casa, prédios, escolas, escritórios e etc.) ao invés de ar-condicionado ou aquecedores, que são altamente poluentes à natureza.Outra preocupação na hora da construção e durante o projeto arquitetônico é a utilização de materiais renováveis e ecologicamente indicados, como a preferência de eucaliptos e fibras de bananeiras no lugar da madeira freqüentemente extraídas das florestas. Do mesmo modo se opta por uma tintura que não possuam as toxinas que degradam o meio ambiente.Na construção civil há a preocupação com a criação de áreas verdes tanto para o plantio, como para proporcionar mais conforto e contribuir para a redução do gás carbônico na natureza. Uma outra solução para amenizar a degradação da natureza recomenda-se nesses locais reciclagem do lixo doméstico. Juntamente com a não utilização de produtos de limpeza nocivo ao meio ambiente.O território da arquitetura sustentável é ainda demasiadamente novo, entretanto as aplicações de técnicas sustentáveis na construção civil são cada vez mais recorrentes. E estão sendo vistas como práticas essenciais para a manutenção e a renovação de recursos encontrados no meio ambiente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário